FAQ - Jogadores Novatos


FAQ para Novatos - O básico para a sobrevivência!

Seja bem vindo ao EVE Online!

Antes de prosseguir, tenha em mente que:

* Data da última revisão: 26/08/2017

Parte 1 - O que é o EVE Online ?

Parte 2 - O jogo é mesmo gratuito?

Parte 3 - Sobre o(s) personagem(ns)

Parte 4 - Atributos, skills e progressão

Parte 5 - Arrumando ajuda no espaço

Parte 6 - Segurança

Parte 7 - Jogando com outras pessoas

Parte 8 - O que pode ser feito em EVE Online?

Parte 9 - PVP

Parte 10 - Missões

Parte 11 - Mineração

Parte 12 - Mercado

Parte 13 - Indústria

Parte 14 - Exploração

Parte 15 - Factional Warfare

1 - O que é o EVE Online ?

1.1: Introdução

Eve Online é um MMORPG espacial desenvolvido e publicado pela CCP Games onde os jogadores participam em um número muito grande de atividades e profissões, que incluem: mineração, pirataria, manufatura, comércio, exploração e combate (PVP ou PVE).

O jogo possui cerca de 7800 sistemas solares que podem ser visitados pelos jogadores, sendo que alguns deles podem ser conquistados.

EVE Online é muito conhecido pela sua escala e principalmente pela complexidade (tanto técnica como na interação entre os jogadores). Ao contrário de outros jogadores, EVE possui apenas 1 único servidor que é disputado por todos os jogadores, portanto não é incomum ver grandes guerras e conflitos. Estas guerras e conflitos podem escalar a vários níveis de complexidade, como: confronto direto, manipulação dos inimigos através de espionagem, guerras de mercado, dominação de rotas, etc.

1.2: Quem sou eu no jogo?

Você é o que chamamos de "capsuleer", um talentoso piloto conectado a uma poderosa nave espacial. Tal piloto pode cumprir o papel de toda uma tripulação sozinho, gerenciando todos os aspectos de sua nave através de um casulo que chamamos de cápsula.
Os pilotos, quando aliados, podem forjar impérios que conquistam diversos pontos da galáxia. No EVE Online, você é livre para escolher seu próprio destino.

Você irá começar representado por um personagem de uma das quatro facções principais existentes e que governam o universo. Cada facção começa com uma habilidade muito semelhante e você poderá desenvolver em qualquer direção que gostar ou achar melhor, tornando-o extremamente único.

No EVE Online você não está restrito a uma classe de personagem ou uma profissão como na maioria dos outros jogos, aqui você poderá ganhar a vida fazendo negociações, realizar operações de mineração, comercializar suas habilidades de combate como um mercenário, percorrer o espaço como um pirata, realizar espionagem e infiltração, focar em pesquisa e fabricação, conquistar um dos 7.600 sistemas solares disponíveis ou até mesmo executar missões para NPC's. O EVE nunca vai te limitar, o único limite aqui é você mesmo.

1.3: Aonde se passa a história de EVE Online?

EVE Online ocorre em um futuro distante, numa área do espaço muito isolada do planeta Terra. O nome provém de um enorme stargate que permitiu que a humanidade conhecesse um novo universo, chamado de Novo Éden (New Eden).

O stargate colapsou e perdeu-se então todo o contato existente com a Terra. Os sobreviventes foram então obrigados a desenvolver novas civilizações e a buscar seu destino entre as estrelas.

1.4: Servidores

Existe apenas 1 servidor para o EVE Online, chamado 'Tranquility'. Isso significa que qualquer pessoa que jogue EVE Online poderá ir até você ou vice-versa. Você também poderá afetar a vida de outros jogadores através de suas ações (boas ou más), já que o jogo é uma perfeita implementação do estilo 'sandbox'.

2 - O jogo é mesmo gratuito?

2.1: Introdução

O jogo agora é "gratuito". Você pode simplesmente criar uma conta e sair jogando, mas existem várias limitações que serão adicionadas à tua conta. Continue a leitura pois iremos explicar exatamente como funciona a estratégia de mercado utilizada em EVE Online.

Nota: utilizando nosso link, você pode se registrar e ganhar alguns pontos de skill adicionais.

2.2: Tipos de contas

Criando uma conta "gratuita", você terá uma conta que a CCP chama de "Alpha" α. Caso você decida começar a pagar, sua conta ganhará o status de "Omega" Ω.

Como você poderá ver nos próximos itens, o jogo não exatamente é gratuito e você só poderá aproveitar 100% sendo um jogador pagante (através da mensalidade ou através de item ingame, mas ai é uma outra conversa). A conta Alpha é apenas um "trial sem limite de tempo", pois a empresa sabe que o jogo é bem complexo e nem todo mundo consegue ter sequer uma noção básica nos 21 dias de trial como existia antigamente.

2.3: Restrições das contas Alpha

Uma conta Alpha tem as seguintes limitações:

Nota: Toda skill e nave que for restrita a usuários pagantes (Omega), terá o símbolo 'Ω' quando você visualizar as informações do item.

Outras informações importantes caso você tenha se tornado um Omega (pagante) e retornado para uma conta Alpha (não pagante):

2.4: Benefícios de uma conta Omega

Com uma conta Omega, os benefícios são:

3 - Sobre o personagem

3.1: Quantos personagens eu posso ter?

Você poderá criar até 3 personagens por conta, mas poderá treinar somente 1 personagem de cada vez. Para treinar vários personagens na mesma conta e de forma simultânea, deverá adquirir um item chamado "Multiple Pilot Training Certificate".

3.2: Quantas facções estão disponíveis? Como eu escolho uma?

Existem 4 facções disponíveis para você jogar, que são: Amarr, Caldari, Gallente e Minmatar.
Em termos de jogabilidade, não existe nenhuma diferença entre elas, pois o sistema de skills permite que você treine para as naves de qualquer uma delas, independente da facção que você veio a escolher. Porém, cada nave tem um estilo próprio de se voar e tipos de itens ideais a serem utilizados.

Em termos reais, cada facção tem sua própria história, seus princípios morais, éticos e motivacionais. Cada facção também tem um set pré-determinado de skills iniciais e poderão utilizar imediatamente as naves mais básicas.

Nota: Como já informado anteriormente, você ficará limitado às naves da facção escolhida caso tenha uma conta Alpha.

3.3: O que acontece se eu morrer?

Caso tua nave seja destruída, ela deixa de existir dentro do jogo e se torna um destroço no espaço. Os itens que estavam nela terão uma chance (por volta de 30%) de ficarem em seu destroço e qualquer jogador poderá pegar eles, caso você não apareça a tempo.

Caso perca a cápsula, você será transferido para um novo corpo e uma nova cápsula na estação que você está configurado para "renascer".

4 - Atributos, skills e a progressão

4.1: Como os atributos afetam meu personagem?

No EVE Online cada atributo afeta seu tempo de treino de uma determinada skill. Cada skill possui um atributo primário e um atributo secundário. Estes atributos determinam o tempo necessário para o treino da skill.

Os atributos relacionados a uma skill se relacionam diretamente ao tipo/grupo que ela pertence (combate, manufatura, pesquisa, etc.).

Além dos atributos do personagem, o jogo também oferece itens chamados de "implantes" - estes itens fornecem pontos extras de atributo, reduzindo ainda mais o tempo de treinamento.

Atenção: Evite utilizar o remap de atributos enquanto for novato. O uso é limitado e uma vez que você tenha gasto todos os seus remaps de bônus, só poderá realizar um outro remap após 1 ano. Só faça remap para 2 atributos específicos quando tiver certeza absoluta que só vai treinar um determinado grupo de skills por, no mínimo, 6 meses (caso tenha os bônus sobrando) ou 1 ano que é o tempo mínimo. Use os remaps com inteligência senão você irá se arrepender.

4.2: Como eu evoluo meu personagem?

EVE Online não vai te restringir a uma determinada 'classe' ou conjunto de skills - você pode treinar todas as skills do jogo se esse for seu objetivo... apenas vai demorar MUITOS anos. Devido a essa quantidade enorme de skills e tempo necessário para treiná-las, o ideal é que você encontre um foco para seu personagem e treine, evitando assim ficar gastanto tempo com coisas aleatórias e que não irão lhe trazer benefício.

Nota: Como você não perde skills, mesmo que treine skills que possa achar que seja inúteis em algum momento, sempre é bom também ter algumas outras opções para usar o teu personagem! :)

4.3: Eu posso treinar mais de um personagem ao mesmo tempo?

Sim, você tem a opção de habilitar uma nova fila de treinamento de skills para um outro personagem da tua conta utilizando o item chamado "Multiple Pilot Training Certificate". Caso habilite essa opção a segunda vez, obviamente, poderá então treinar os seus 3 personagens da conta (O item é válido por 30 dias, portanto deverá comprar um novo caso queira continuar o treino).

4.4: Como funciona o treinamento de skills?

Diferente de outros MMO's disponíveis no mercado, o EVE Online não funciona por nível de jogador e sim por skills. Estas skills, então, possuem 5 diferentes níveis que podem ser treinados.

Seu personagem também não vai evoluir utilizando uma mesma habilidade repetidamente, mas sim, em uma janela de tempo que uma skill demandará para ser concluída. Isso significa, na prática, que seu personagem continuará treinando mesmo que você não esteja online e/ou jogando com seu personagem.

Cada nível de skill demorará mais tempo para treinar que o nível anterior. A motivo de comparação, um personagem poderá ter o primeiro nível de uma skill em alguns minutos mas o último nível poderá demorar alguns dias.

4.5: Como funcionam as skills?

As skills são uma parte vital do treinamento do seu personagem. Elas afetam suas habilidades em diversas áreas do jogo como combate, indústria, pesquisa, mercado, etc. Além disso, existem diversos itens no jogo e cada um deles necessita de um determinado grupo ou número de skills treinadas para habilitar sua utilização.

Em resumo, cada skill (e seu nível) vai afetar diretamente as habilidades de seu personagem. Os benefícios de cada uma poderá ser encontrado em sua própria descrição.

4.6: Como eu escolho uma skill para treinar?

Isso está diretamente ligado ao tipo de atividade que você faz dentro do jogo. Se você deseja se especializar, por exemplo, em naves pequenas e ágeis, deverá focar seu treinamento nas fragatas e armas pequenas. Se deseja focar seu treino em indústria, existe também uma árvore de skills específica para esta área... e assim por diante.

No começo do jogo não vale muito a pena se especializar pois gastará muito tempo nos níveis altos das skills, sendo que poderia estar treinando outras skills que lhe trariam maiores benefícios a curto prazo e em menor tempo. Com o passar dos meses e estando mais satisfeito com o set de skills que você possui, poderá então sentir a necessidade de iniciar a especialização.

4.7: Meu personagem para de treinar quando eu saio do jogo?

Não. Seu personagem continuará treinando enquanto você tiver tempo de conta disponível ou até o tempo da skill que você colocou na fila terminar. Cabe a você efetuar o controle da sua fila de skills para que seu personagem nunca pare de treinar.

4.8: Como eu adquiro novas skills?

Seu personagem iniciará com uma pequena quantidade de skills básicas. Você também poderá conquistar novas skills através dos tutoriais ou comprando diretamente no mercado do jogo.

Uma vez adquirida uma skill, você não vai mais "esquecer" e, mesmo que a injete e nunca treine, ela vai continuar em teu personagem.

Nota: Só existe duas formas de se perder pontos de skill (pontos, não a skill em sí): voando uma Strategic Cruiser (Proteus, Tengu, Loki ou Legion) ou extraindo os pontos utilizando um item chamado "Skill Extractor".

5 - Arrumando ajuda no espaço

5.1: Aonde eu encontro os tutoriais ingame?

Assim que iniciar o jogo em um novo personagem, vai notar que aparece um tutorial que vai te levar por uma pequena história introdutória. É muito importante que faça este tutorial pois ele vai te ensinar vários conceitos básicos do jogo!

Quando concluir, este mesmo tutorial vai lhe indicar os "agentes de carreira. Caso perca essa parte por algum motivo qualquer, basta acessar a tela de "Help" (pressionando F12 do teu teclado enquanto joga). Após aberta esta tela, apenas prossiga para a opção "Show Career Agents" e inicie sua jornada.

5.2: Como eu posso aprender sobre diferentes carreiras?

Fora o tutorial básico, uma forma de se aprender mais sobre as diferentes carreiras existentes no EVE Online é fazendo as missões de carreira (Career Missions).

Para localizar estas missões, pressione 'F12' no seu teclado e clique no botão 'Show Career Agents'. O jogo exibirá então uma nova tela que vai lhe permitir navegar e escolher o agente de sua preferência.

Os agentes de carreira são divididos em 5 categorias:

Nota: Acesse este link para ter uma melhor noção das coisas que podem ser feitas: What to do in EVE Online?

5.3: Como eu posso solicitar ajuda?

Existe um canal oficial chamado "help channel". Contas novas também entram automaticamente no canal "rookie help" durante 1 mês para que possam tirar dúvidas. Ambos os canais são apenas para quem se comunica em inglês.

Em português, você poderá entrar no canal "brasil", onde o pessoal sempre costuma ajudar (Dica: A zoeira é grande mas a disposição também. No EVE os indivíduos e as corporações irão utilizar diversas táticas para lhe testar e ver se você tem potencial antes de sair te ajudando, portanto entre na brincadeira e deixe o 'mimimi' de lado!). Lembre-se, porém, que antes de sair perguntando coisas básicas você deverá ter lido este guia e também ter feito os tutoriais, assim você facilita as coisas para quem tentar lhe ajudar! :)

5.4: Existe algum sistema totalmente seguro para que eu possa jogar tranquilamente?

Os únicos sistemas 'protegidos' são os chamados 'Rookie Systems' - sistemas aonde você inicia quando cria um personagem e sistemas aonde você possui os agentes de carreira.

Fora desses sistemas, o EVE passa a ser um vasto e imenso universo cheio de pessoas boas e ruins, portanto, tome muito cuidado sempre!

6 - Segurança

6.1: Como eu sei que um sistema é seguro para que eu possa viajar?

Nenhum sistema é realmente seguro, mas os sistemas considerados "high-sec" (alta segurança), são os sistemas que possuem security status entre 0.5 e 1.0. Você pode consultar isso no alto superior esquerdo da sua tela. Estes sistemas possuem a "proteção" da CONCORD, que é a polícia do jogo. Qualquer jogador que tentará te atacar, será explodido por eles.

Sistemas de baixa segurança, popularmente chamados de "low-sec", são os sistemas que possuem security status entre 0.1 e 0.4. Nestes sistemas a única proteção são as armas que existem em stargates e estações e que atacam quem abrir agressão a outros jogadores, mas é possível "aguentar" o dano dessas armas e sair virtualmente impune de uma agressão.

Sistemas sem nenhuma segurança, popularmente chamados de "null-sec", não possuem nenhum tipo de segurança e os jogadores podem então fazer o que bem entender.

Acima você pode conferir um exemplo. Jita é um sistema 0.9, portanto, de alta segurança. Fica localizado na região de The Forge, mais precisamente na constelação de Kimotoro.

6.2: Quem é a CONCORD e qual é a função dela?

A CONCORD é o que podemos considerar como sendo a 'polícia espacial' que patrulha os sistemas de maior segurança (high-sec) em EVE Online. Eles agem contra aqueles que atacam outros sem que exista uma justificativa para isso e irão caçar esta pessoa por todo o sistema e sem perdão. Porém, a função dela não é prevenir um ataque de acontecer, mas de punir o agressor. Sendo assim, se você um dia se ver sendo atacado por algum outro jogador sem um motivo aparente, pode até ser que a CONCORD não chegue a tempo de te salvar se os agressores (ou o agressor) forem rápidos o suficiente.

6.3: Um jogador me atacou!! Isso é permitido??

Sim. Em EVE Online qualquer jogador poderá atacar outro jogador se escolher por isso... e não importa aonde!

Isso ocorre pois o EVE Online é, em essência, um jogo de PVP (jogador contra jogador). Caso o outro jogador não tivesse permissão para lhe atacar, ele será caçado pela CONCORD e será punido por suas ações (desde que o ataque tenha ocorrido em high-sec). Caso você esteja em um sistema low-sec ou inferior, infelizmente você mesmo terá que se virar para se proteger, já que a CONCORD não tem permissão para atuar nesses sistemas.

6.4: O que é esse botão colorido perto do meu shield chamado "Safety"?

Este botão serve para prevenir que você cometa ações que possam te colocar em algum tipo de enrascada sem até mesmo que você saiba disso.

Verde: Previne todo e qualquer tipo de ação criminosa ou que possa a vir te transformar em um suspeito (roubo por ex.).

Amarelo: Permite que você cometa atos que façam com que você se torne um suspeito, mas inibe que você comita transgressões criminosas.

Vermelho: Você poderá cometer qualquer tipo de ação contra outros jogadores, não importando qual o tipo.

Lembre-se que toda ação contra outros jogadores possui um tipo de punição.

7 - Jogando com outras pessoas

7.1: Qual a forma mais fácil de se jogar com outras pessoas?

A forma mais comum e fácil é se juntando a uma corporação. Uma boa corporação vai prover assistência e treinamento a jogadores novatos. Algumas podem até prover suporte e proteção contra outros jogadores.

Uma corporação em EVE Online é semelhante a uma "guilda" ou "clã" em outros MMO's - mas nunca utilize estes nomes para se referenciar a uma corporação, já que os jogadores geralmente são contra estes termos.

7.2: Como eu encontro uma boa corporação ou aliança para me juntar?

Sendo novato, o ideal é procurar por corporações que auxiliem e ofereçam treinamentos. Caso você não tenha problemas com o inglês, recomendamos corporações gringas como a "EVE University" (que apenas ensina) ou corporações como a Pandemic Horde, Brave Newbies e Karma Fleet (que são voltadas a diversas atividades além de darem suporte a novatos). Caso o inglês não seja o seu forte, dê uma olhada em nossa lista de corporações ou peça indicações para conhecidos e amigos.

7.3: Gostaria de jogar com meu amigo, é possível?

O universo do EVE é muito grande e geralmente os jogadores acabam indo cada um pra um lado ou se juntando em grupos com mesmos objetivos.

Se vocês estão começando agora, fica bem tranquilo de se juntarem em um sistema qualquer e começarem a fazer atividades conjuntas, porém, se este seu amigo já joga a mais tempo ele provavelmente talvez não tenha como jogar contigo pois no EVE você geralmente escolhe uma região para morar e fica meio complicado de sair dali em algumas ocasiões (ou até mesmo de você ir até ele sem morrer).

8 - O que pode ser feito em EVE Online?

EVE Online é um jogo com um nível incomparável de opções disponíveis para seus jogadores. Este nível de escolha, por vezes, pode tornar-se irresistível para aqueles que estejam mais acostumados com o modelo tradicional de MMO's.

As opções que apresentamos a seguir, são apenas algumas das mais comuns atividades entre as diversas opções disponíveis.

Um jogador que goste de algo no EVE Online, pode ser capaz de passar dias, semanas, meses ou até mesmo anos fazendo a mesma atividade sem nem se importar com quaisquer outras existentes. Além disso, como mencionamos anteriormente, cada vez que entrar no jogo deverá considerar suas ações como sendo uma forma de PVP, já que é essa a base do jogo. Enquanto estiver a fazer atividades de mineração, estará a competir com outros jogadores em busca de recursos e poderá também que ter que se defender contra possíveis piratas que queiram te abater. No mercado você vai batalhar pelo controle da economia em determinadas áreas. Nos campos abertos de combate, vai lutar pela supremacia, e assim por diante.

E como sempre: em EVE Online a escolha é sua!

Nota: Acesse este link para ter uma melhor noção das coisas que podem ser feitas: What to do in EVE Online?

9 - PVP (Player vs Player)

9.1: Quais são as formas de PVP existentes no EVE?

Existem várias formas de se envolver em batalhas no EVE Online. O combate na sua forma mais simples é um dos mais comuns de se encontrar e varia desde pequenos combates envolvendo fragatas e cruisers a até mesmo batalhas de proporções épicas envolvendo muitas capitais, super carriers e titans. Esses combates épicos podem chegar a envolver facilmente mais de 3.500 personagens num único sistema!

Dentro do combate clássico, podemos realizar algumas classificações específicas:

Além do combate clássico, existem diversos outros meios de se "combater" um jogador ou grupo de jogadores. O jogo é totalmente focado nisso!

Como práticas mais comuns, podemos citar:

Como pode ver, o conflito está em todo lugar, mesmo nas atividades mais simples. Como tudo é feito e fornecido por jogadores, você sempre estará competindo com alguém.

9.2: Existe alguma forma de se evitar completamente o PVP em EVE Online?

Não. Não existe um lugar seguro em EVE Online e você sempre estará sujeito ao ataque de um outro jogador ou conflito (direto ou indireto).

O EVE é como na vida: você sempre estará brigando pela sobrevivência.

10 - Missões

10.1: Introdução

Missões são atividades dadas aos pilotos por agentes membros de uma das diversas corporações NPC existentes no jogo. Essas atividades podem variar de transporte de mercadorias entre as estações, derrotar piratas para completar um objetivo específico, resgatar alguém, etc. A cada tarefa concluída, o piloto receberá uma recompensa em forma de ISK (moeda do jogo), bem como itens valiosos e até mesmo LP (LP significa Loyalty Point e que em português seria algo como pontos de lealdade).

Para começar a realizar atividades para um determinado agente, você precisa cumprir alguns requisitos mínimos de standing (sua reputação com aquela facção, corporação ou agente) que pode variar de acordo com o nível do agente. A regra básica é: quanto mais valiosa a missão, mais standing será necessário para coletar a mesma.

As missões também são divididas por níveis e vão do nível 1 ao 5. As missões de nível 1 praticamente qualquer pessoa poderá fazer e são elas que irão fazer com que você ganhe reputação suficiente para liberar os níveis mais altos (depois as de nível 2 e assim por diante). As missões de nível entre 1 e 4 podem ser encontradas e realizadas em high-sec, mas as missões de nível 5 já exigem que o piloto saia da zona de conforto e tenha que encarar de frente a vida em low-sec para concluí-las.

10.2: Como eu encontro um agente?

Existem algumas maneiras de se encontrar um agente. A mais direta e simples é a de entrar numa estação e olhar a aba de agentes que estão disponíveis dentro dela. A outra forma também simples é utilizando uma ferramenta chamada "Agent Finder".

Para saber se o agente está disponível para você, basta utilizar os filtros da janela do Agent Finder ou verificar na estação em que você está dockado se ele é listado como "Available for you". Caso ele não esteja disponível, abra a tela de informações do agente e verifique o standing mínimo necessário para que você possa vir a requisitar uma missão a ele.

10.3: Quais são os tipos de missões existentes?

Cada agente trabalha em um departamento específico dentro da corporação, e distribuirá missões equivalentes a estes departamentos. Os mais comuns são os seguintes:

10.4: Como eu consigo subir meu standing diante de uma corporação ou facção?

Agentes fazem parte de uma corporação e esta corporação pertence a uma facção. Para subir o seu standing com uma delas, basta completar missões para os agentes.

Algumas missões fornecem standing apenas com a corporação, enquanto outras irão lhe ajudar também com a facção (dica: geralmente as missões chamadas storyline são as melhores para subir standing com a facção e você receberá uma a cada aproximadamente 10 missões concluídas).

É relativamente fácil subir seu standing com uma corporação específica, mas com a facção o processo é um pouco mais demorado. O standing com a facção, por outro lado, servirá para qualquer corporação que faça parte desta facção, tornando-o extremamente valioso.

10.5: Que tipo de naves são indicadas para cada tipo de missão?

Observação: A tabela abaixo serve para as missões de combate!

Para as missões de distribuição, basta utilizar uma nave industrial (popularmente chamada de hauler). Para missões de mineração, basta usar uma das naves mineradoras.

Vale ainda lembrar que você poderá recusar 1 missão a cada 4 horas sem que isso afete seu standing. Caso você recuse mais de uma missão neste tempo, seu standing com o agente, corporação e facção serão reduzidos. Você pode, porém, deixar a missão expirar ou aguardar as 4 horas para evitar a perda de standing.

10.6: O que são os LP's (Loyalty Points) e como eu os utilizo?

Você receberá LP´s a cada conclusão de uma missão. Esses LP's podem ser trocados em qualquer estação da corporação em que você os ganhou por itens como implantes, skills, módulos, etc.

Para fazer a troca, basta entrar na estação da corporação que costuma fazer missões, entrar na 'LP Store' e efetuar a troca! Simples assim!

10.7: Um dia as missões que posso pegar se esgotarão?

Fique tranquilo, elas nunca se esgotarão! Existem agentes que oferecem um número limitado de missões, mas a grande maioria pode fornecer infinitas missões.

10.8: Existem 4 facções e diversas corporações, para quem eu devo fazer missões?

Isso depende única e exclusivamente de você mesmo. É recomendado, porém, que você se mantenha fazendo missões sempre para a mesma corporação e facção para evitar ter que ficar subindo standings com todos e acessar os níveis seguintes de forma mais rápida.

Lembre-se ainda que ao fazer missões para uma facção específica você poderá acabando se tornando um inimigo da facção contrária! A dica aqui é a de sempre evitar missões específicas contra as 4 facções principais para que isso não atrapalhe seu jogo no futuro. Seja esperto e fique sempre atento a isso!

11 - Mineração

11.1: Introdução

Em EVE Online, a mineração pode ser feita extraindo minérios de asteróides que podem se encontrados nos 'asteroid belts' de cada sistema ou em anomalias de mineração.

Esses minérios são a base da construção de qualquer item existente no jogo e é uma das tarefas primárias dentro do EVE Online.

Além da extração de minérios, você também poderá efetuar a mineração de gelo.

11.2: O que eu preciso para iniciar na mineração?

A partir do momento que você tiver a skill chamada 'Mining', qualquer nave que tenha um slot de turret disponível poderá, em teoria, efetuar a mineração de asteróides. Porém, a maioria dos pilotos que se engajam nesta atividade costumam levar ela a sério e utilizam naves especializadas para isso. A nave mais utilizada por iniciantes, chama-se Venture, mas caso o jogador goste da atividade logo vai tentar fazer um upgrade para as chamadas 'mining barges', que são naves maiores e ainda mais especializadas na extração de recursos.

11.3: Que tipos de minério eu posso extrair e aonde eu os encontro?

Existem múltiplos tipos de minérios, cada um deles podem possuir ainda um sub-tipo. Cada um deles vai prover um mix diferente dos 8 tipos de mineral existentes.

Nos setores de alta segurança (high-sec), você poderá encontrar os tipos mais comuns, como Veldspar e Scordite. Fora da proteção da CONCORD, você passa a encontrar minérios mais raros sendo que nos setores sem segurança (null sec) poderá encontrar os tipos raros e mais valiosos.

12 - Mercado

12.1: Introdução

Você poderá comprar a maioria dos itens no mercado ingame. Para fazer isso, poderá pesquisar por um item específico ou navegar através das categorias existentes. Uma vez que tenha localizado os itens que necessita, basta comprar ou configurar uma ordem de compra de acordo com sua necessidade (dessa forma conseguindo alguns itens as vezes abaixo do valor normal de mercado).

Existem ainda alguns jogadores um tanto maldosos em EVE Online que sempre estão tentando bolaar um jeito de aplicar um scam em alguém distraído. As formas de scam são as mais criativas e diversas possíveis, variando de contratos com pegadinhas, trading diretamente na estação por itens que não condizem com o esperado, solicitações de doação, jogadores anunciando que se receberem uma determinada quantidade irão dobrar seu valor por estarem parando de jogar EVE, etc. Existe até mesmo scam relacionado a recrutamento de corporações, onde um jogador convence o outro a entrar em sua própria corporação mas informa que este precisa pagar uma taxa por um motivo qualquer, mas na verdade é apenas mais um dos diversos golpes existentes. Scam em EVE Online, diferente de alguns MMO's, é algo totalmente legal e inclusive incentivado pela produtora do jogo, portanto, tome sempre muito cuidado (especialmente em Jita)!

12.2: Como saber quais itens eu devo comprar?

Durante seu tempo em EVE Online, você obrigatoriamente irá precisar comprar um item em algum dado momento. No início sua maior necessidade possivelmente será a de comprar skills que por ventura não tenha ganho dos tutoriais iniciais.

De acordo com que progride no jogo, passará então a sentir necessidade de comprar itens e naves, upgrades, etc. Você vai notar que sempre vai acabar sentindo falta de alguma coisa, e nessa hora basta recorrer ao mercado em busca de itens melhores do que você já possui.

12.3: O valor dos itens tem um preço fixado ou eles podem variar?

Os valores não são fixos e o mercado presente em EVE Online é extremamente realista, fazendo com que o valor dos itens possa variar bastante de acordo com a oferta/procura por eles.

Praticamente todos os itens que você possa encontrar no mercado foram construídos por algum jogador, as excessões ficam para os livros de skill e itens meta e de facção, que caem na forma de loot de naves piratas.

Um grupo de jogadores pode ainda criar total controle e monopólio sobre algum item, um jogador rico o suficiente pode começar a influenciar o mercado para gerar lucro, e assim por diante. Com o passar do tempo você vai notar quão complexo o mercado de EVE Online realmente é.

12.4: Existe uma forma de se comprar um item que não seja pelo mercado?

Existem 2 outras formas de se comprar um item sem passar pelo mercado: trade direto ou contratos.

Os contratos são comuns para os itens que não podem ser listados no mercado, ou como por exemplo um grupo de itens específico, uma nave já equipada, etc.

O trade direto ocorre com 2 jogadores na mesma estação transferindo itens entre si ou em caso de naves muito grandes e que não podem ser dockadas em uma estação (e que neste caso geralmente involve uma terceira parte de confiança para ambos os lados para garantir que o vendedor receba o dinheiro e o cliente o produto).

13 - Indústria

13.1: Introdução

O setor industrial em EVE Online é uma atividade similar ao chamado "crafting" em outros jogos. Praticamente todos os itens encontrados em EVE Online foram feitos por alguém - desde uma simples arma a até mesmo uma gigantesca titan, passando inclusive pelas estações existentes em sistemas null-sec. Além disso, as infindas guerras fazem com que exista uma eterna demanda por itens e naves.

13.2: Do que eu preciso para fabricar um item?

Para os itens mais básicos e simples, o jogador precisará apenas de alguns minerais básicos e skills básicas, sendo que os minerais podem ser adquiridos através do mercado ou através da mineração.

Além disso, é necessário que o jogador possua uma 'blueprint' do item que deseja fabricar. Essas blueprints podem ser encontradas a venda por NPC's em variadas regiões do jogo. Existem ainda as cópias de blueprints já pesquisadas e melhoradas que podem ser encontradas através do sistema de contratos.

13.3: Quais itens eu posso fabricar?

Praticamente qualquer item que você veja no jogo, e todas as naves existentes. A excessão fica para os itens meta, faction, deadspace e officer (que são itens especiais e dropam como loot).

13.4: Como funciona a parte de manufatura?

A manufatura é realizada dentro de estações ou em estruturas controladas por jogadores (chamadas popularmente de POS's).

O processo é o seguinte:

O jogador adquire uma blueprint (ou uma cópia), os materiais necessários para a produção da mesma e aluga uma linha de produção em uma estação (ou utiliza sua própria estrutura). Suas skills então irão determinar a eficiência dessa produção e o tempo necessário para o término. A produção pode demorar apenas alguns minutos como no caso de munições e outros módulos menores a até mesmo meses como no caso de uma titan por exemplo.

13.5: Indústria avançada

A tecnologia em EVE Online é divida em níveis tecnológicos. O nível mais simples é chamado de "Tech 1". Os itens e naves chamados de "Tech 2", são módulos e naves mais especializados que sua versão mais simplificada.

Aqueles que possuem dinheiro ingame suficiente, irão notar que os itens Tech 2 possuem uma melhora considerável diante de sua versão mais simplificada, fornecendo inclusive vantagens diante de certas situações.

Existem ainda algumas naves "Tech 3", produzidas com material de wormholes e geralmente por seus moradores. As naves Tech 3 são cruisers modulares, onde você "monta" uma nave de acordo com os benefícios de cada sub-sistema.

A produção desses itens de tecnologia superior requerem também módulos mais complexos, mais skills e materiais mais raros, mas os potenciais de lucro acabam valendo a pena a longo prazo.

14 - Exploração

14.1: Introdução

A exploração é o processo da utilização de equipamentos e sensores para a localização de itens ou áreas de interesse no espaço. Isso pode incluir áreas com 'ancient relics', esconderijos de piratas, asteróides, entre outros lugares. Alguns dos itens mais raros e avançados podem ser construídos apenas com itens provenientes da exploração.

14.2: Como eu localizo estes locais de exploração?

Você precisará efetuar uma varredura do sistema solar em que você se encontra, utilizando seu "Sensor Overlay" ou probes espaciais. Uma vez encontradas as assinaturas desses locais, você receberá uma coordenada em que poderá ir com sua nave e efetuar a exploração.

Dica: Recomendamos que você não deixe de fazer o tutorial de exploração que o EVE fornece.

14.3: O que exatamente eu preciso para localizar um local que esteja escondido?

Vai precisar comprar um item chamado "Core Probe Launcher" para sua nave e alguns "Core Scanner Probes" para utilizar com ele e efetuar a varredura.

14.4: Encontrei um "Unstable Wormhole". Aonde isso vai me levar?

Durante sua exploração, poderás encontrar essas entradas para wormholes. Estas entradas podem levar para dentro do próprio wormhole ou ainda você poderá ser enviado para uma outra parte qualquer da galáxia, fazendo com que você ande por grandes distâncias. Mas tome cuidado! Os wormholes tem uma entrada/saída que podem ser instáveis a ponto de colapsarem assim que você passar, deixando-o preso do outro lado.

14.5: O que existe dentro de um Wormhole?

Wormholes são sistemas exóticos localizados fora do espaço conhecido e que possuem propriedades diferentes das normais. Eles podem afetar atributos específicos da sua nave e a comunicação dentro deles também pode ser um pouco mais difícil que em sistemas comuns (em wormholes você nunca saberá quem está lá dentro pois o chat local não exibe a lista de jogadores ativos naquele sistema como normalmente ocorre).

Você pode ainda localizar sites de exploração um tanto diferentes bem como NPC´s diferentes dos encontrados em sistemas comuns. Aliás, tome muito cuidado com os NPC's de wormhole (os chamados Sleepers), pois eles são muito mais inteligentes que os NPC's normais.

15 - Factional Warfare

15.1: Introdução

As quatro facções que comandam o espaço seguro (Caldari, Gallente, Minmatar e Amarr) não são exatamente aliadas umas as outras. A 'Gallente Federation' está em guerra com os 'Caldari'. O 'Amarr Empire' está em guerra contra os Minmatar.

Fazendo parte da FW (Factional Warfare), você lutará por uma facção escolhida. Para fazer parte, você deve ser ao menos neutro (standing 0.1) com a facção que deseja lutar ao lado, e esta é a única restrição. A facção do seu personagem nada influencia na escolha da facção que você deseja lutar ao lado.

15.2: Como eu me junto a uma das milícias?

Como dissemos na introdução, você antes de mais nada precisa ter um standing de ao menos 0.1 com a facção que deseja lutar ao lado. Tendo este requisito mínimo, basta entrar em uma das estações pertencentes a milícia e se juntar!

Para facilitar, segue a lista com o nome das corporações (para localizar a estação mais próxima, utilize o Agent Finder):

15.3: Que tipos de recompensas eu poderei ganhar?

Participando da Factional Warfare você vai passar a acumular Loyalty Points que poderão ser trocados nas LP Stores por naves da facção, implantes, munição e outros itens diversos.